Home / Projeto 365 / Projeto 365 – Dia 99 – O Bombeiro

Projeto 365 – Dia 99 – O Bombeiro

Um filme de 1916, mudo, preto e branco, ao qual os personagens não tem nome. Existe a possibilidade de ser bom?

Existe, e melhor ainda, pode conter história, humor e um leve toque de drama.

Contando um pouco sobre o ritual de uma das corporações mais bem avaliadas pelo público em geral, os bombeiros, essa trama escrita e dirigida por Charles Chaplin apresenta o lado negro dessa nobre companhia, apresentando uma história ao qual o chefe dos bombeiros se vende para deixar uma casa pegar fogo, fazendo com que o contratante do crime lucre com o seguro.

No meio disso tudo há um bombeiro atrapalhado, com espírito e jeito de criança, ao qual obedece as ordens de seu chefe, porém, com uma habilidade magistral de tornar tudo uma bagunça, além, é claro, de se apaixonar pela dama ao qual fora prometida para o chefe dos bombeiros corrupto.

charles chaplin o bombeiro the fireman

Apesar de antigo, o filme apresenta algumas técnicas muito utilizadas até pouco tempo atrás ou até hoje em produções mais simples, como foco em objetos barulhentos para suprir a falta de som, e o uso da edição para acelerar uma imagem ou fazer algo andar de costas de maneira engraçada apenas voltando a filmagem.

Voltando ao filme, o personagem de Chaplin se atrapalha com as ordens má intencionadas de seu chefe, e, também percebe que sua amada está dentro da casa em chamas. Nesse momento o filme de gênero comédia ganha traços de drama, o que é um feito e tanto, mas logo o roteiro volta ao cenário original, com final feliz e uma boa mensagem.

Resumindo, um filme bem simples, marcado pela sincronia da trilha com os movimentos dos personagens e pela simplicidade da história, tornando-se um espetáculo bom para um entretenimento, e para a admiração das pessoas que conseguiam criar jeitos criativos para se filmar um espetáculo com recursos bem escassos.

Comentários

comentários

About Celso Bove

Celso Bove Publicitário, Webdesigner, Blogueiro, fotógrafo, amante de todos os tipo de arte, em especial cinema. Fundador do Blackcine.

Leave a Reply

Your email address will not be published.