Home / Projeto 365 / Projeto 365 – Dia 97 – A Volta do mundo em 80 dias

Projeto 365 – Dia 97 – A Volta do mundo em 80 dias

De Júlio Verne escrita em 1873, essa é considerada uma das mais clássicas obra de arte literária francesa e também mundial.

A história apresenta 4 personagens principais:

Mr. Phileas Fogg: um inglês rico e de alma inventiva que morava em Londres. Tinha como particularidade a pontualidade e a sua inalterada rotina que incluía horários exatos para acordar e até ler seu jornal.

Jean Passepartout: ajudante de origem francesa e que fora contratado por Phileas Fogg. Passa a ser o principal ajudante de Phileas Fogg na viagem ao redor do mundo.

Detetive Fix: inspetor de polícia britânico que, após ver que a descrição do autor de um assalto ao Banco da Inglaterra se enquadra com a de Phileas Fogg, vai persegui-lo por todos os países tentando capturá-lo.

Sra. Aouda : Jovem indiana de beleza europeia que foi salva por Phileas Fogg e Passepartout da morte durante a passagem dos dois pela Índia. Ela segue com eles pelo restante da jornada.

a-volta-ao-mundo julio verne frances obras classicas

Tudo começa com um assalto ao banco da Inglaterra que geram muitos comentários pela cidade, seja pela audácia do ladrão ou pelo fato de não deixar vestígios. Phileas Fogg então comenta com seus próximos que o ladrão poderia estar em qualquer lugar do mundo devido ao tempo que se passou e a atual tecnologia da época. A resposta fora imediata: “Impossível”. Dito isso, Fhileas aposta cerca de 20 mil libras de que conseguiria o feito e parte em viagem sob a regra de circum-navegar o mundo em 80 dias.

Essa história fora  para o cinema. Em 1956, do diretor Michael Anderson com os atores David Niven, Mario Moreno e Shirley MacLaine aconteceu a primeira adaptação. Uma obra que se provou grandiosa pelo fato de ser filmada em muitos lugares do mundo e utilizando vários meios de transportes, o que garantiu ao filme prêmios da Academia de Cinema, o Oscar, nas categorias de melhor filme, melhor roteiro adaptado, melhor montagem, melhor fotografia e melhor trilha sonora.

a volta ao mundo 1956

Em 1989, com Pierce Brosnan, houve mais uma versão para o clássico, algo que fora engolido pela clássica montagem devido a mesma linguagem utilizada.

a volta ao mundo em 80 dias pierce brosman

Ainda há a versão de 2004 para a obra. Essa já com uma roupagem mais humorística e tentando agregar ao filme uma pincelado artística, um mérito. Porém o filme que conta com Jackie Chan, Steve Coogan e Cécile de France oferece uma experiência muito mais divertida do que grandiosa ou atrativa, o que torna o filme um bom passatempo, nada mais.

around-the-world-in-80-days a volta ao mundo em 80 dias jackie chan

Resumindo, algo feito 141 anos atrás ainda gera leitores para o livro, com traduções para várias línguas, espectadores para a obra clássica do diretor Michael Anderson e, ainda risos com a adaptação feita por Jackie Chan e companhia.

PS: Há ainda outras versões e adaptações para desenhos e jogos.

Comentários

comentários

About Celso Bove

Celso Bove Publicitário, Webdesigner, Blogueiro, fotógrafo, amante de todos os tipo de arte, em especial cinema. Fundador do Blackcine.

Leave a Reply

Your email address will not be published.