Home / Projeto 365 / Projeto 365 – Dia 94 – Êxodo – Deuses e Reis

Projeto 365 – Dia 94 – Êxodo – Deuses e Reis

Falar sobre este filme envolve, pelo menos, dois principais aspectos: o ponto de vista técnico (roteiro, direção, fotografia, interpretação, efeitos especiais e música), e o ponto de vista religioso e histórico já que Moisés é um dois maiores líderes do Judaísmo ao lado de personagens como Samuel, Davi, Salomão, Esdras e Neemias. Logo, falar sobre este filme sem mencionar os dois prismas seria, no mínimo incompleto.

Em relação à produção está impecável. Christian Bale se desprende de Bruce Waine e parece que nasceu para ser príncipe do Egito e libertador dos hebreus. O antigo império dos faraós foi absolutamente reconstruído em toda a sua grandeza e poder. Ritos sagrados, indumentárias, construções e cultura egípcia foram belamente expostos no filme. O filme é dinâmico e nada cansativo com ação, enredo com certo drama, efeitos especiais convincentes e até mesmo moderadas doses de humor.

cristian bale exodo dos deuses

Em relação ao conteúdo religioso supera o filme Noé (impossível não comparar ambos sob esse aspecto). O filme é bastante fiel ao texto do livro do Êxodo (2º livro da Torá ou Lei dos judeus e 2º livro da Bíblia dos cristãos). Em nenhum momento há desrespeito ao tratar de Moisés ou do Deus hebreu ou mesmo desdém ao lidar com fatos que são a base da fé de bilhões de pessoas ao redor do mundo e ao longo da História. Claro que não podemos dizer que há 100% de fidelidade aos textos sagrados, pois cada roteirista, diretor ou ator tem seu próprio filtro e acabam por correta opção alterando alguns fatos para darem sua marca à produção, gerarem certa crítica e oferecerem originalidade.

Acredito que estamos diante de uma obra que muito será lembrada pelo cinema e será uma referência como Gladiador, Troia, Alexandre, Paixão de Cristo e outras. Totalmente recomendável com diversão e emoções garantidas. Se o expectador não for um radical ao assistir determinadas cenas, entenderá a proposta do filme e irá até se emocionar muito, pois trata-se de uma história extremamente comovente e provocante que mexe com aquilo que temos de mais complexo – a nossa fé.

Comentários

comentários

About Jessé Odilon

Leave a Reply

Your email address will not be published.