Home / Projeto 365 / Projeto 365 – Dia 82 – Casablanca

Projeto 365 – Dia 82 – Casablanca

Filmado em 1942, Casablanca é um dos muitos filmes que foram influenciados pelo período de guerra. Portanto será muito comum ver no filme histórias de famílias separadas, medo, sentimentos de patriotismo e tudo mais relacionado a esse período triste da humanidade.

Baseado na peça “Everybody Comes To Rick’s”, esse filme ganha excelentes aprendizados sobre o que é política e negociação, tornando a direção e o roteiro os elementos mais interessantes, não por menos essas duas características foram premiadas com Oscar.

Outra boa característica é o tema romântico que acrescenta a história, tornando esse filme um drama com direito a um triângulo amoroso entre Humphrey Bogart, Ingrid Bergman e Paul Henreid. Algo muito comum nesse período, já que em época de guerra muitas pessoas foram obrigadas a sair de casa e passar anos longe da sua vida.

C

Bom, aqui entra o que eu não gostei do filme, os três atores, por mais famosos e emblemáticos, representam papeis sem muita emoção e sem sentimento, produzindo cenas fracas e de uma emoção falsa. Claro que tem que se considerar o fato do filme ser bem antigo, tendo um tipo de filmagem e atuação completamente diferente de hoje, mas realmente não é o ponto forte.

O ponto forte está na trilha, por diversas vezes o filme chega a parar para apresentar as belas músicas, com destaque para a “As time goes by”, música que além de pertencer ao filme, ainda se torna um elemento chave para o entendimento da história.

Casablanca trilha as time goes by

O fato é que esse é o vencedor do Oscar de melhor filme de 1942, e tem muitos elementos que compensam os errinhos, como um final arrebatador e sem características hollywoodianas, culminando num filme de qualidade altíssima para a época que fora filmado.

 

Comentários

comentários

About Celso Bove

Celso Bove Publicitário, Webdesigner, Blogueiro, fotógrafo, amante de todos os tipo de arte, em especial cinema. Fundador do Blackcine.

Leave a Reply

Your email address will not be published.