Home / Estreias / Projeto 365 – Dia 257 – Bingo – O rei das manhãs

Projeto 365 – Dia 257 – Bingo – O rei das manhãs

Como é bom ver um filme brasileiro caprichado e contando uma história interessante!!

Sinopse:

Cinebiografia de Arlindo Barreto, um dos intérpretes do palhaço Bozo no programa matinal homônimo exibido pelo SBT durante a década de 1980. Barreto alcançou a fama graças ao personagem, apesar de jamais ser reconhecido pelas pessoas por sempre estar fantasiado. Esta frustração o levou a se envolver com drogas, chegando a utilizar cocaína e LSD nos bastidores do programa.

Opinião:

Os trailers prometiam uma história polêmica e cheia de vivacidade. E, de fato, isso se cumpriu. Temos aqui uma cinebiografia não autorizada, uma espécie de texto da qual todos sabem o personagem principal, mas que o roteirista teve de trocar o nome para não ser processado ou até para dar o seu toque pessoal na trama.

No filme o personagem de Arlindo Barreto é chamado de Augusto Mendes. Já o icônico personagem Bozo leva o nome de Bingo. De resto, e isso é bem difícil de acreditar, tudo é baseado em fatos reais. É realmente perturbador imaginar que uma figura infantil era tão psicologicamente perturbada e genial. Arlindo, ou Augusto, era uma dessas pessoas que nasceram nos palcos, filho de mãe artista e que sempre se viu debaixo dos holofotes.

Esse vício pelo palco, e o que vem com ele, ditam o ritmo do filme. Quando Augusto\Arlindo estava em alta sua personalidade exalava segurança. Ele destilava criatividade e alavancava roteiros e programas fadados ao fracasso. Quando estava em baixa se afundava, destruindo tudo o que construiu. Nos dois período o excesso de sexo e o uso de drogas acompanham o protagonista, influenciando a maneira como leva a vida.

A forma como o filme aborda esse tema, mostrando como plano de fundo os bastidores da televisão brasileira dos anos 1980 é bem interessante. Podemos ver o quanto a Rede Globo já era poderosa e ditava o ritmo das televisões. A realidade do entretenimento, mesmo infantil, é mostrada em detalhes, demonstrando que a audiência importa mais que o bom senso.

O cenário criado para a trama também vale ser mencionado. Tanto a produção cenográfica, quanto os ângulos de câmera demonstram que houve um capricho para a produção do filme. Temos cenas poéticas e com plano sequência que acabam sendo simbólicas e que elevam a qualidade da película. Esse trabalho técnico fica por conta da bom trabalho do diretor Daniel Rezende.

Para dar vida a esse personagem temos Vladimir Brichta. O ator encarna o confuso personagem de personalidades difusas. Vladimir consegue criar um adulto com problemas claros de psiqué, mas ao mesmo tempo com carinho pelo filho e esforçado quando o assunto era trabalho. Do começo até o fim vamos tendo mais crença de que a história é real pela capacidade de atuação do ator e, claro, pela habilidade do roteirista de criar um contexto bem ambientado em termos de históricos. Temos a clara sensação de que voltamos no tempo e estamos vendo o resultado da disputa entre Globo e SBT; ainda mais quando vemos que as duas emissoras continuam com os mesmos pensamentos e fórmulas dessa mesma época.

Por fim, depois de mostrar todo o imbróglio que foi a vida desse ator, temos um final realista e inesperado. Confesso que fiquei meio decepcionado com o destino de Augusto, mas infelizmente nada se pode fazer quando se trata de uma cinebiografia que se propõem a seguir a realidade, infelizmente a vida nem sempre é espetacular e nem sempre o caminho segue em linha reta.

Portanto, entre cenas engraçadas e chocantes, vamos conhecendo os bastidores de um programa infantil, um contexto que era absolutamente proibido para menores. Algo que deixa o filme encorpado e vibrante, capaz de prender a atenção de quem assiste e, o que para mim é o principal, sair com um certo orgulho do cinema brasileiro.

Comentários

comentários

About Celso Bove

Celso Bove Publicitário, Webdesigner, Blogueiro, fotógrafo, amante de todos os tipo de arte, em especial cinema. Fundador do Blackcine.

Leave a Reply

Your email address will not be published.