Home / Estreias / Projeto 365 – Dia 189 – Alice Através do Espelho

Projeto 365 – Dia 189 – Alice Através do Espelho

“Será uma corrida contra o tempo”

Sinopse:

Alice (Mia Wasikowska) retorna após uma longa viagem pelo mundo, e reencontra a mãe. No casarão de uma grande festa, ela percebe a presença de um espelho mágico. A jovem atravessa o objeto e retorna ao País das Maravilhas, onde descobre que o Chapeleiro Maluco (Johnny Depp) corre risco de morte após fazer uma descoberta sobre seu passado. Para salvar o amigo, Alice deve conversar com o Tempo (Sacha Baron Cohen) para voltar às vésperas de um evento traumático e mudar o destino do Chapeleiro. Nesta aventura, também descobre um trauma que separou as irmãs Rainha Branca (Anne Hathaway) e Rainha Vermelha (Helena Bonham Carter).

Opinião:

O primeiro elemento que atrai o filme “Alice através do espelho” é sua fotografia. Desde os trailers e pôsteres do filme é capaz de ver o primor no trabalho, algo bem característicos das obras em que Tim Burton está envolvido.

Acontece que, conforme a história vai se passando, o roteiro apresenta algumas surpresas positivas, trazendo uma história bem mais madura, para não dizer bem feita, do que a do seu filme antecessor.

A própria personagem Alice (Mia Wasikowska) traz valores mais bem trabalhados, de uma mulher segura, responsável e que, em momento algum, abandona seus amigos, trazendo mais um personagem que encabeça a força das mulheres nesse século XXI

personagens

Outro grande mérito foi a capacidade de “consertar” o primeiro filme. “Alice no país das maravilhas” por si só é uma história confusa e filosófica, algo que bagunça o roteiro se não for bem trabalhado. Portanto, um roteiro que consegue de forma didática flutuar pela trama anterior e, ainda sim, finalizar e melhorar o sentido de ambas as histórias, merece aplausos, principalmente para o diretor James Bonin.

Agora, não podemos dar todos os méritos a produção filme. “Alice através do espelho” foi escrita por Lewis Carroll 1871, o mesmo autor de “Alice no país das maravilhas”, o que ajuda a entender todas as pontas amarradas e a total liberdade para mexer em toda a trama, desvendando detalhes que somente o autor teria autorização para elucidar.

Na parte técnica, além da fotografia já citada, vale a ressalva quanto ao belo figurino usado nesse trabalho. Por mais repetitivo que pareça da obra anterior, esse detalhe é fundamental para entendermos a didática atemporal do filme, permitindo que através do figurino possamos entender melhor todas as viagens no tempo que essa produção traz.

Portanto, “Alice através do espelho” surpreende. Consegue trazer novos elementos bem interessantes e, além de tudo, uma história mais madura para fechar um com chave de ouro mais um ciclo produzido Disney; esse filme sim honrou o clássico do tamanho que é Alice no país das maravilhas!

Comentários

comentários

About Celso Bove

Celso Bove Publicitário, Webdesigner, Blogueiro, fotógrafo, amante de todos os tipo de arte, em especial cinema. Fundador do Blackcine.

4 comments

  1. Your post has moved the debate forwrad. Thanks for sharing!

  2. Yeah, as far as I know we don’t have anything like this event in my city either. We do have a Home and Garden Show which starts tomorrow and I will be attending only for the second time ever. The first time I was dragged kicking and screaming many years ago by my girlfriend at the time. This year I am so excited to go with a new fresh set of eyes and a new perspective. Mmmmm…I wonder if I can talk my County Extension Office to host a seed exchange event…

  3. It’s wonderful to have you on our side, haha!

Leave a Reply

Your email address will not be published.