Home / Filmes / Projeto 365 – Dia 179 – Capital humano

Projeto 365 – Dia 179 – Capital humano

“Os avaliadores de seguro chamam isso de capital humano”

Sinopse:

Um ciclista é atropelado na véspera da noite de Natal. O motorista do carro foge sem prestar socorro à vítima. O ciclista é levado para o hospital. Ele está a beira da morte e duas famílias muito conhecidas na cidade são acusadas de envolvimento no caso criminoso.

Opinião:

O filme italiano é muito mais do que a sinopse conta. Essas famílias são compostas de personagens interessantes e complexas. A partir daí, vemos uma trama se desmembrando, contando de maneira separada as histórias de cada membro antes e durante o evento do atropelamento do ciclista, dividindo a trama em capítulos.

Essas histórias  vão se cruzando e vamos vendo o quanto o ser humano se molda entorno das oportunidades e, principalmente do dinheiro; mesmo quando uma vida humana está em jogo.

capital humano historias paralelas

Cada capítulo vai inserindo um pedaço do quebra cabeça nesse mistério da morte do ciclista, deixando o espectador aflito para juntar as informações e acompanhar as histórias paralelas – que são tão fortes quanto (ou até maior).

O time do roteiro deixa a história bem rápida. Cada capítulo foca em um personagem, mas agrega elementos em todas as histórias. Conforme vai chegando no final, temos a conclusão e resumo do que nossa sociedade se tornou, sendo um impacto bem forte causado pelo diretor Paolo Virzi.

Como detalhe de fotografia e montagem é válido destacar o uso de reportagens televisivas e internet para informar as personagens, e também o público, em que parte a historia está, afinal, o roteiro fica completamente alinear, indo e voltando no tempo.

Por fim, aprendemos nesse filme que somos um capital como qualquer outro, com mais ou menos valor dependendo das circunstâncias. Tão sujo quanto qualquer nota de dinheiro.

Comentários

comentários

About Celso Bove

Celso Bove Publicitário, Webdesigner, Blogueiro, fotógrafo, amante de todos os tipo de arte, em especial cinema. Fundador do Blackcine.

Leave a Reply

Your email address will not be published.