Home / Estreias / Projeto 365 – Dia 164 – Pegando Fogo

Projeto 365 – Dia 164 – Pegando Fogo

Já houve quem dissesse que o Cinema é a única arte que tem o poder de reunir as demais. Esse pensamento ganha força quando assistimos produções como Pegando Fogo (2016), dirigido por John Wells e roteiro de Steven Knight. A arte cinematográfica divide espaço com a arte culinária sendo possível encher os olhos com as apresentações dos pratos e até ter a boca cheia de água enquanto se pergunta: “quando é que transmitirão aromas no cinema?”. Excelente combinação em tempos de Masterchef e que muitos, especialmente jovens, estão (re)descobrindo a cozinha.

Bradley Cooper é o chefe de cozinha Adam Jones, vencedor de duas estrelas do guia Michelin de restaurantes – feito esse que o coloca numa posição entre Obi-Wan Kenobi, Mestre Yoda ou Anakin Skywaler (Darth Vader), se fosse um Jedi. Tanto feito esconde um ponto fraco – o Ego – que somado ao fraco por mulheres e ao uso de drogas são a causa de sua ruína em Paris, prejuízo de amigos e, após um sabático forçado em New Orleans, o conduz a um recomeço em Londres.

pegando fogo burnt

 

O filme narra a saga dessa retomada que, para Adam, se dará quando apenas, quando e se conquistar a terceira estrela Michelin. Na tentativa de se redimir, ele encontra antigos colegas de Paris e recruta novos talentos em lugares inusitados. Se fosse um prato, poderíamos dizer que os ingredientes dessa trama são: drama, comédia, talento e refinada gastronomia; aliás, fórmula que deu certo em O Tempero da Vida (2005), e A Cem Passos de um Sonho (2014).

Obviamente, não podemos compará-lo à grandes obras e memoráveis atuações do cinema; no entanto, há gratas surpresas nessa obra e grandes pontos de atenção e reflexão sobre talento, humildade, trabalho em equipe, reconhecimento e superação. Há bastante competitividade em alto nível e aulas sobre a possibilidade de ter um concorrente sem fazer um inimigo. Diálogos provocantes entre dois grandes chefes em que um experimenta o prato do outro e diz: “Isto está ótimo!” e ouve a calma, serena e tranquila resposta: “Eu sei”.

Pegando-Fogo bradley cooper burnt

Comentários

comentários

About Celso Bove

Celso Bove Publicitário, Webdesigner, Blogueiro, fotógrafo, amante de todos os tipo de arte, em especial cinema. Fundador do Blackcine.

Leave a Reply

Your email address will not be published.