Home / Blackcine / Projeto 365 – Dia 158 – Enquanto somos jovens

Projeto 365 – Dia 158 – Enquanto somos jovens

“Eu sou um cara velho”

“Enquanto somos jovens” é um filme perturbador. Não perturbador no sentido de medo ou terror, mas sim no sentido de como levamos as nossas vidas.

Sinopse:

Cornelia (Naomi Watts) e Josh Srebnick (Ben Stiller) são casados há anos. Incomodados com o envelhecimento, estão cansados da maneira conservadora como vivem. Jamie (Adam Driver) e Darby (Amanda Seyfried) se aproximam dos dois e Josh, encantado com o estilo de vida e o ânimo da dupla, sonha voltar a ser jovem.

enquanto somos jovens ben Ben Stiller Naomi Watts Amanda Seyfried Adam Driver

Opinião:

Logo de cara digo que esse filme merece um olhar muito mais filosófico do que um breve comentário sobre um filme. Por isso, a opinião que se segue é uma análise comportamental da nossa civilização, algo que me sinto confortável de fazer já que o filme provoca esse pensamento.

Durante muito tempo, gerações e mais gerações olhavam para seus antecessores e aprendiam como tocar a vida. Hoje, na atual mudança de comportamento e da sensação de que tudo está passando mais rápido, o hábito de uma pessoa mais velha mudou. Ela passou a aprender com a geração seguinte, assim como os mais novos continuaram a aprender com ele. Isso influencia diretamente em hábitos tradicionais de nossa existência, como a escolha de ter filhos, encontrar uma profissão e até nas ambições que temos.

Só de trazer para tela do cinema essas discussões, esse filme já merece ser visto e analisado. O modo como a história percorre nos dá dicas de como acabar com esse incomodo que uma pessoa mais velha tem de aprender com uma mais nova. Assim como, ensina o mais novo que ele continua tendo que aprender com os mais velhos.

enquanto somos jovens

Serão expostos nesse longa dois tipos de casal: um em transição da juventude para a maioridade, com cerca de 40 anos, e o outro em plena juventude no auge de seus 27. Esse embate gera uma série de conflitos sobre existencias em ambos os casais, mas com consequências diferentes. O casal mais velho se enxerga no mais novo e tenta reacender sua juventude escondida, assim como o mais novo, que aparenta uma perfeição, sofre internamente.

As questões discutidas por esses casais, sejam em diálogos bem elaborados, ou simplesmente jogadas pelo diretor, também merecem ser mencionadas. O atual comportamento com os celulares, a necessidade de ter qualquer tipo de informação a todo momento, o julgamento para com as pessoas que decidem não ter filhos, além de uma análise sobre sermos mais desapegados e generosos.

Tudo isso, junto de uma trama que ainda fala sobre conseguir sucesso a todo custo, consegue desenhar um bom entretenimento para quem assiste, oferecendo um bom passatempo e, também, excelentes discussões.

elenco ben Ben Stiller Naomi Watts Amanda Seyfried Adam Driver

Detalhes:

Os diálogos merecem bastante atenção. Não são vazios para preencher uma história massante e chata, pelo contrário, vão ficando mais maduros conforme a trama desenrola, dando aquela sensação boa de acompanhar cada fala das personagens.

O exagero usado no casal jovem, que mais parece um casal hipster dos anos 70, também é um ponto positivo. Por mais que não seja a plena realidade do que é ser jovem, tendendo muito mais para um lado caricato, ainda sim o filme trabalha bem com esse choque de gerações, agregando muito a ideia central de ambos os lados aprenderam.

Por fim:

Seja para se divertir com algumas boas tiradas do roteiro, seja para filosofar sobre o mundo como nossa sociedade está se portando, ou até para simplesmente ocupar um tempo livre que você venha a ter, assista esse filme. Com toda certeza esse roteiro transmite uma boa mensagem e uma excelente moral sobre o que é envelhecer.

Comentários

comentários

About Celso Bove

Celso Bove Publicitário, Webdesigner, Blogueiro, fotógrafo, amante de todos os tipo de arte, em especial cinema. Fundador do Blackcine.

One comment

  1. Consult your tax consultant for more details pertaining to the tax obligation insurance deductible perks of
    a house equity credit line.

    My webpage mortgage

Leave a Reply

Your email address will not be published.