Home / Filmes / Projeto 365 – Dia 140 – Ponyo

Projeto 365 – Dia 140 – Ponyo

“Eu amo a Ponyo mesmo se ela for um peixe, humana ou algo entre esses dois”

As palavras amor, pureza, beleza, imaginação, entre outras expressões imaginativas e infantis estão sempre presentes nos filmes de Hayao Miyazaki. Belas mensagens, críticas sociais e traços magnificos também. Portanto, “perder tempo” com esses detalhes seria chover no molhado. Assim como dizer que os filmes do Studio Ghibli são geniais e absolutamente surpreendentes.

sosuke ponyo studio ghibli miyasaky

A novidade traduzida de “Ponyo” é sua capacidade de ter tratado de maneira sutil uma das maiores tragédias vividas pelos asiáticos. Pois “Ponyo” conta a história de uma população ribeirinha do Japão, em específico a de Sosuke de cinco anos, e sua mãe Lisa. Essa população teme as atitudes do mar, responsável por dar e tirar o sustento de todos, tornando-os reféns da natureza que, de maneira mitológica, é representada por personagens de uma força imagética gigantesca que controlam as forças do oceano, responsáveis por algo semelhante ao Tsunami que arrasou o Japão em 2001 e inspirou a história lançada em 2008.

ponyo 2008

O motivo desse deslocamento de energia do mar está reservada a protagonista do filme, a pequena peixe dourado Ponyo. Ponyo infringia a lei de seu pai, Fujimoto e também de sua mãe, uma espécie de rainha do mar, e entrou em contato com um humano, Sosuke, mais em particular com seu sangue, algo que afetou seu DNA e, de maneira mágica, a transformou em uma linda humana.

A relação de Ponyo e Sosuke vai se entrelaçando devido as tragédias que o mar ocasionou na cidade, gerando belíssimas cenas, ótimas mensagens e é capaz de encantar adultos e crianças. Recomendo de olhos fechados esse, e qualquer filme com a assinatura Studio Ghibli, pois sempre haverá ótimas histórias, uma parte artística caprichada, além de trilhas sonoras emocionantes.

ponyo pequena sereia deusa do mar

PS: Conheça o Studio Ghibli aqui (Contei um pouco da história)

PS2: Essa história é baseada no conto “A Pequena Sereia”, famosa história imortalizada pela Disney mas que é de criação do Dinamarquês Hans Christian Andersen no século 19.

Comentários

comentários

About Celso Bove

Celso Bove Publicitário, Webdesigner, Blogueiro, fotógrafo, amante de todos os tipo de arte, em especial cinema. Fundador do Blackcine.

Leave a Reply

Your email address will not be published.