Home / Blackcine / Projeto 365 – Dia 133 – Lucy

Projeto 365 – Dia 133 – Lucy

“A vida nos foi dada há bilhões de anos… e o que fizemos com ela?”

Essa questão abre o filme ‘Lucy’, trama que é a própria resposta para ela. A protagonista, vivida por Scarlett Johansson, cai nas mãos da máfia chinesa que insere uma droga em seu corpo, fazendo-a passar a usar 100% de sua capacidade cerebral. O tema não é dos mais originais, mas é tratado como tal pelo diretor Luc Besson. Bradley Cooper, em ‘Sem Limites’ (2011), por exemplo, deu vida a um homem que se torna milionário após se viciar em um remédio que lhe oferece o mesmo poder.

lucy 2014 Scarlett Johansson

‘Lucy’ trata o tempo como elemento principal da vida humana e fala da importância de passar o conhecimento à diante, como forma de manter o mundo em movimento. Tem um ‘quê’ de lição de moral, mas a experiência dela anda lado a lado às explicações científicas, dadas pelo médico interpretado por Morgan Freeman. O embasamento teórico (mesmo que não seja totalmente real) dá credibilidade à mensagem e nos faz acreditar que toda informação que adquirimos durante a vida pode, e deve ser disseminada.

Assisti a esse filme por duas vezes, uma no cinema e outra pela TV, e ambas prenderam minha atenção. ‘Lucy’ se tornou uma das minhas produções preferidas dos últimos tempos por, pelo menos, duas razões.

A primeira é que gosto muito da Scarlett Johansson, de ‘O Diário de uma Babá’ e ‘A Outra’ até o estranhíssimo ‘Sob a Pele’. Interpretar uma mulher que não sente nada, nem dores nem emoções, não é tarefa para qualquer uma. A segunda é a maneira como o assunto é tratado, de forma inteligente e ousada, efeitos visuais pontuais que acompanham a jornada da protagonista até seu ápice e a ligação entre ela e a primeira mulher da terra, também chamada Lucy.

morgan freeman

Nos 90 minutos de thriller, descobrimos toda complexidade dessa mulher e a filosofia que envolve sua história e da humanidade. Com uma mistura de cenas surreais, muita ação e ciência, é um filme que, realmente, vale a pena assistir.

Comentários

comentários

About Juliana Gomes

Leave a Reply

Your email address will not be published.