Home / Blackcine / Projeto 365 – Dia 125 – Divertida mente

Projeto 365 – Dia 125 – Divertida mente

Quantas vezes você teve uma mudança de humor ou não estava disposto a fazer algo? Quantas vezes não escutou uma voz dentro da sua cabeça te indicando que caminho seguir? Pois bem, é disso que “Divertida Mente” tratará, a forma como nossas emoções nos influenciam e nos guiam no decorrer de nossas vidas.

A história gira entorno de Riley, uma garota de 11 anos que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida, neste caso a adaptação a um novo lar, já que a família está de mudança. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o “Nojinho” e a Tristeza. A líder deles é Alegria, responsável por tornar a vida de Riley algo divertido. Porém, por um descuido das emoções, “alegria” e “tristeza” são expelidas da “sala de comando” de Riley, levando-as a conhecer outras partes do emocional de Riley. Ao passo que isso muda completamente a personalidade da jovem.

pixar disney raiva nojinho tristeza joy alegria fear medo

A partir daí é um festival de psicologia aplicada, obviamente de uma maneira lúdica e maravilhosa. “Alegria” e “Tristeza” tentarão voltar ao seu posto de origem, e para isso passam por lugares inacreditáveis de nosso cérebro que vão da fábrica que produz sonhos, até o inconsciente aonde ficam as memórias perdidas.

Algo de uma genialidade ímpar, pois para o espectador mais atento ficará evidente o quão profundo foram os estudos e mapeamentos das nossas emoções, trazendo pra tela um resumo de cinco anos de trabalho duro da Pixar. E claro, vale lembrar sempre, fazendo isso de uma maneira que absolutamente qualquer um possa entender.

sala de comando inside out divertida mente

Além da história, vale observar toda a fotografia do filme, todos os detalhes são bem impactantes e agregam ao espetáculo, fazendo com que, por muitas vezes, você se identifique com a história, mesmo tendo uma ou outra diferença para a sua vida em particular, algo que, no meu caso por exemplo, levou a diversos sorrisos e lágrimas.

Com toda a certeza do mundo eu digo: A Pixar acertou de novo, e dessa vez acertou de uma maneira única, colocando “Divertida Mente” em um patamar tão superior, que é difícil que não seja considerado o melhor filme já feito pelo estúdio. Merecem palmas pela sensibilidade e inteligência com que tocaram o filme.

BRILHANTE

Vale uma menção honrosa ao curta que antecede o filme, chamado de “Lava”. Uma história bem sensível sobre o amor entre dois vulcões em uma ilha havaiana, algo que prepara bem o espectador para o furacão de emoções que sentirá.

lava curta pixar disney

Comentários

comentários

About Celso Bove

Celso Bove Publicitário, Webdesigner, Blogueiro, fotógrafo, amante de todos os tipo de arte, em especial cinema. Fundador do Blackcine.

2 comments

  1. Thanks for the conbirtution, Brant . . good stuff.And that I failed to link Terry Mattingly on this small post I did well over a year ago . . oversight on my part, I’m sure. If I can find, or if you have a link for him – I’d be more than willing to rectify. Thanks!

  2. Ton dessin correspond exactement à la réalité.Quelle tristesse ce PS ! Jusqu’où iront-ils dans l’auto-destruction ? Est-il possible de faire pire encore ?Pendant ce temps-là, les vautours ont le champ libre et ne s’en privent pas pour en profiter. On se croirait à l’époque de Pompidou !

Leave a Reply

Your email address will not be published.