Home / Projeto 365 / Projeto 365 – Dia 119 – Universidade Monstro

Projeto 365 – Dia 119 – Universidade Monstro

“Eu esperei por este momento a minha vida inteira! Eu vou ser um assustador!”

Quem nunca teve um sonho? Um sonho desses que muitos dizem ser impossível…pois é disso que se trata o filme “Universidade Monstro”, o segundo filme da Pixar da franquia “Monstros S.A.”, neste caso, o filme representará a origem das personagens, portanto, dentro da sequência, esse passa a ser o primeiro longa.

MONSTERS UNIVERSITY

Trazendo para tela o universo já retratado milhares de vezes pelo cinema, o da universidade, “Universidade Monstro” é um filme que flerta diversas vezes com clichês tradicionais – fraternidades, calouros, alunos folgados e nerds, diretores mal-encarados, roubo de mascotes da universidade vizinha, entre outros -, mas que corrige isso através de aspectos criativos e que amarram bem o roteiro com a sua sequência de origem “Monstros S.A”.

Vale um destaque do roteiro, o boné utilizado pelo personagem Mike Wazowski, acessório esse que é inseparável do pequeno olho gigante, mas que não aparece no filme original, portanto, o cuidado que deram para explicar tal sumiço do item demonstra o trabalho que tiveram para a montagem do enredo.

universidade monstro mike wazowski

Até aqui nada demais, realmente o filme esbarra diversas vezes em situações semelhantes a outras histórias, afinal, dessa fonte muito já foi bebido. Porém, estamos falando de um legítimo Pixar, algo que por si só já traz uma responsabilidade enorme para o diretor Dan Scanlon de oferecer algo novo, surpreendente e, acima de tudo, diferente de tudo que já se viu, mesmo dentro desse enredo repetido.

E cabe ao espírito do filme essa façanha. A essência de “Universidades Monstros” está em entender a complexidade que cada pessoa, ou nesse caso monstro, tem na hora de encarar um desafio, seja ele qual for. Alinhado a isso durante toda a película será possível sentir a construção dos dois personagens principais, caracterizando o crescimento da amizade e do companheirismo visto em “Monstros S.A”. Esse conjunto transforma o longa de um simples amontoado de clichês para um filme atraente e que honrou a sua franquia de origem.

Outra boa característica são as referências usadas, vários filmes de terror e suspense são usadas como espelho para o programa da universidade monstro, referenciando os tipos de monstros existentes, as formas de assustar e, também os mais diversos tipos de filme que existe dentro desses dois gêneros. Em destaque o belo clássico de Sthephen King, “Carrie a Estranha”, aonde a mesma cena do balde é recriada, além do mesmo espírito de revanche, nesse caso trazido para o lado de transformar o ocorrido em algo que incentive a superação, e não a vingança.

mike wasauski carrie a estranha stephen king

Portanto, por tratar de sonhos de uma maneira real, saber usar os clichês de maneira inteligente, referenciar-se com grandes sucessos do cinema e ainda cumprindo seu papel de divertir e dar sequência a um filme de sucesso, “Universidade Monstro” leva um bom espetáculo ao amante de animação e de cinema.

Comentários

comentários

About Celso Bove

Celso Bove Publicitário, Webdesigner, Blogueiro, fotógrafo, amante de todos os tipo de arte, em especial cinema. Fundador do Blackcine.

Leave a Reply

Your email address will not be published.