Home / Projeto 365 / Projeto 365 – Dia 118 – Os Vingadores – A era de Ultron

Projeto 365 – Dia 118 – Os Vingadores – A era de Ultron

“Vocês querem salvar o mundo, mas não querem que ele mude…”

Em determinado momento de “Os Vingadores 2”, Ultron, antagonista do filme solta a frase acima, ilustrando muito bem o que viria pela frente, um filme pensativo, destrutivo e, inclusive, filosófico.

Não é atoa que a vida inteira as pessoas que liam quadrinhos eram taxadas de nerds inteligentesnão é fácil entender toda a complexidade dessa história, nem muito menos dos quadrinhos ao qual eles se baseiam. Tanto Marvel como DC Comics trazem conteúdos complexos e profundos, destrinchando cada personagem de uma maneira que pouco vemos nos filmes ou roteiros atuais. A prova disso, é a necessidade de um emaranhado de filmes para que se consiga colocar na tela toda a história. Mas, vamos nos concentrar em “Os Vingadores 2”, um filme que proporá ao espectador dois tipos de entretenimento: o primeiro, as batalhas com efeitos especiais alucinantes e brigas de super poderes de tirar o fôlego. O segundo vai pro âmbito da filosofia, já que esse filme centralizará a trilogia Avengers, logo, se pressupoe que a quantidade de conteúdo e complexidade permaneça nesse que é o filme do meio, tornando o longa algo com muito diálogo, discussões, mudanças de lado e, poucas resoluções.

hq avengers vingadores

Ultron, o antagonista criado a partir da nossa malha de informações on line, junto de uma tecnologia alienígena, propõe um vilão super interessante, criando na cabeça de uns e, aumentando na cabeça de outros, aquele medo que temos de uma terceira guerra mundial travada através de computadores e de tudo que eles tem acesso. A todo momento os diálogos com Ultron colocarão o espectador mais atento a pensar, chegando a uma conclusão que outros diversos filmes com esse escopo já chegaram: o problema do Planeta é única e exclusivamente o ser humano. Algo muito confortável para ele que não é um humano e não precisa pensar em salvar sua espécie, mas que coloca na cabeça de todos o questionamento de que somos culpados por todo tipo de atrocidade que fazemos contra nós mesmos, e também para com o planeta.

ultron

Do outro lado os defensores da humanidade se mostrarão confusos, porém determinados a vencer mais essa batalha que vai além dos combates. A grande dificuldade desse filme em específico fica por conta dos auxiliares de Ultron, Wanda Maximoff / Feiticeira Escarlat Pietro Maximoff / Mercúrio, esses dois atores participarão ativamente no filme e serão os responsáveis por mostrar o quanto é difícil escolher um lado nessa história, já que por mais cruel que seja Ultron, seus argumentos e filosofias tem um quê de razão, fazendo essa dupla ser o fiel da balança.

elizabeth olsen wanda maximoff feiticeira escarlat aaron johnson pietro maximoff mercurio

Os próximos parágrafos sugiro que leia se você viu o filme ( Contêm spoiler )

E pra finalizar os personagens temos J.A.R.V.I.S., o sistema operacional criando pelo Homem de Ferro que ganhará vida através de um processo tecnológico, dando origem ao personagem Visão. O mais interessante desse heroi é sua centralidade, já que ele não se coloca nem do lado dos Vingadores e muito menos de Ultron, deixando um vão entre os dois, permitindo que se escolha aceitar os argumentos de ambas as partes, desde que sempre se valorize a vida e o bem maior.

jarvis visao

Portanto se vierem me perguntar “Gostou do filme?”, eu responderei sem hesitar que “Sim”. Os Vingadores oferece o tipo de entretenimento que junta filmes cult com filmes de ação, agradando a gregos e troianos sem perder qualidade, resultado que só se pode chegar com muito trabalho e dedicação, além de muitos e muitos filmes para apoiar, já que dentro dessa trilogia que se fará, ainda se tem todos os outros filmes da Marvel para dar corpo e agregar a esse produto final.

Comentários

comentários

About Celso Bove

Celso Bove Publicitário, Webdesigner, Blogueiro, fotógrafo, amante de todos os tipo de arte, em especial cinema. Fundador do Blackcine.

Leave a Reply

Your email address will not be published.