Home / Projeto 365 / Projeto 365 – Dia 117 – O Profissional

Projeto 365 – Dia 117 – O Profissional

“Adoro esse momento de calmaria antes da tempestade”

Frase dita pelo personagem de Gary Oldman antes de iniciar mais uma cena com muitos tiros e mortes que ocorrerão nesse explosivo filme. Junto dessas cenas aparecerão atores brilhantes como o Jean Reno, Natalie Portman (na época com 14 anos,) e ainda Danny Aiello.

O filme contará a história de Leon (Jean Reno), um assassino profissional que presta serviço para Tony (Danny Aiello), ambos italianos que representarão a força da máfia italiana nos anos 90 nos Estados Unidos. A vida dos dois, mas principalmente de Leon, muda quando de repente uma jovem de 14 anos bate a sua porta desesperada. Essa jovem é Mathilda (Natalie Portman), uma menina de muita personalidade que acaba de viver um desastre sem precedêntes e é salva por Leon.

natalie portamn jean reno o profissional

Esse é o grande ponto de destaque do filme, pois anulando qualquer critério correto de ensino, Leon passa a ensinar seu ofício a Mathilda, criando cenas fantásticas entre os dois, dando ao filme uma alma capaz de diferenciar esse roteiro de um simples longa “policial caça bandido”, mostrando uma capacidade ímpar de Reno trabalhar com uma jovem atriz.

Junto dos dois ainda merece destaque o já citado Gary Oldman. Vivendo o policial corrupto Stansfield, esse ator criará algo tão forte quanto o Coringa de Heath ledger em Batman ou Anton Chigurh de Javier Bardem em “Onde os Fracos não tem Vez”, ou seja, um personagem forte, emblemático e que extrai do ator uma capacidade exuberante.

gary oldman o genio

Para amarrar tudo isso a direção de Luc Besson ainda conta com uma trilha sonora com dois flancos: o primeiro leve e sutil com características italianas, o segundo com bastante intensidade trazendo obras de Beethoven. A imagem também é muito bem tratada, pois as transições de cena são bem feitas e mostram o capricho que houve para fazer o filme, além de ângulos próximos dos rostos das personagens para ajudar na parte emocional do roteiro.

Como deu pra perceber só há elogios para o filme que ainda conta com uma cena, de aproximadamente 20 minutos, para encerrar com o famoso Grand Finale, fazendo um resumo do roteiro e mostrando a fundo as personagens principais, dando um espetáculo de tirar o fôlego pela qualidade e pela intensidade.

Antes de encerrar, vale apresentar alguns detalhes importantes, todos eles relacionados a Leon, personagem que empresta o seu nome ao título do filme, pelo menos no título original “Leon, The Profissional”. É riquíssimo a construção do personagem, a começar por sua irritante atitude de querer tudo perfeito, levando o seu TOC ao extremo. Outra característica marcante é a personalidade, pois Leon tem alma de criança, apresentando uma psiqué infantil demostrada por seu amor por um vaso de planta e por porcos. E pra arrematar, palmas a Jean Reno, um francês, dando vida a um italiano, falando em inglês.

Comentários

comentários

About Celso Bove

Celso Bove Publicitário, Webdesigner, Blogueiro, fotógrafo, amante de todos os tipo de arte, em especial cinema. Fundador do Blackcine.

Leave a Reply

Your email address will not be published.