Home / Filmes / Projeto 365 – Dia 115 – Grandes Olhos

Projeto 365 – Dia 115 – Grandes Olhos

“Os olhos são as janelas da alma” frase clichê, mas que se encaixa muito bem ao filme.

Confesso que esse filme dificilmente me desagradaria, afinal, uma composição do lado sombrio de Tim Burton, diretor e produtor do filme, junto com um dos atores mais bem avaliados atualmente, Christoph Waltz ,e a atriz Amy Adams que vem de um trabalho brilhante em Trapaça não tinha como ser ruim e, de fato, não é.

Tim Burton Keane pinturas reais

Tim Burton com os quadros originais da pintora Keane

A história também ajuda muito, contando o caso real da pintora Margaret Keane (Amy Adams) e do também pintor Walter Keane (Christoph Waltz), a trama vai contando como os dois foram se envolvendo através da arte, chegando a serem nas décadas de 1950 até 1960 os artistas mais rentáveis da época. O problema é que existia uma mentira nessa história, pois Walter, que levava todos os créditos das pinturas nunca havia pintado nada, e sua mulher após anos de mentiras resolveu expor a verdade. Antes e depois da revelação muitas cenas interessantes são expostas, oferecendo ao filme uma dramaticidade bem intensa.

Devido a obra ser de fatos reais, é válido comentar que Margaret Keane foi considerada após esses fatos uma das maiores defensoras dos direitos femininos da época, chegando a processar seu marido e ganhar todos os direitos das obras, expondo ao mundo a capacidade feminina que tanto era escondida por uma sociedade machista.

christoph waltz atriz amy adams big eyes grandes olhos

Toda essa matalinguagem envolvendo arte da pintura, trama quase teatral em uma linguagem cinematográfica gera um filme belo aos olhos, desde os quadros produzidos, aonde é possível ver todo o lado detalhista de Tim Burton, até os cenários e figurino que criam uma ambientação perfeita, transformando a fotografia de “Grandes Olhos” em algo de tirar o fôlego, fazendo os amantes da década de 50 e 60 terem deleites ao observar a consturção do filme.

Portanto “Grandes Olhos” é um filme que trabalha bem o tema arte, sabendo envolver e contar uma história, deixando apenas a desejar na parte de contar a origem das personagens, tornando o início da trama algo perdido e com um tempo muito acelerado, mas que, ao final consegue sanar essa sensação e oferecer um bom entretenimento aos espectadores.

A verdadeira Keane

A verdadeira Keane

Comentários

comentários

About Celso Bove

Celso Bove Publicitário, Webdesigner, Blogueiro, fotógrafo, amante de todos os tipo de arte, em especial cinema. Fundador do Blackcine.

Leave a Reply

Your email address will not be published.