Home / Projeto 365 / Projeto 365 – Dia 105 – O Abutre

Projeto 365 – Dia 105 – O Abutre

“Se você está me vendo, está tendo o pior dia da sua vida”.

Como jornalista, é fato que tenho conhecimento do lado obscuro da profissão e da existência de ‘profissionais’ que usam seu poder de maneira amoral e tendenciosa. Mas saber disso é diferente de ver acontecer, e confesso que fiquei estarrecida, em alguns momentos, ao assistir ‘O Abutre’, thriller escrito e dirigido por Dan Gilroy.

O filme conta a história de Lou Bloom (Jake Gyllenhaal), um ladrão cheio de lábia e sem escrúpulos que, desempregado, encontra no ofício de cinegrafista independente uma chance de ganhar dinheiro. Ele vende suas filmagens de acidentes trágicos e crimes para um jornal sensacionalista, editado por Nina (Rene Russo).

Jake Gyllenhaal plays an unscrupulous news cameraman in the thriller Nightcrawler

Como em ‘O Segredo de Brokeback Mountain’, ‘O Homem Duplicado’ e ‘Os Suspeitos’, a atuação de Gyllenhaal nessa trama é digna de admiração. O visual frio e duro que ele empresta ao personagem casa perfeitamente com o cenário dark em que o filme foi inserido. A combinação consegue deixar o filme assustador e eletrizante ao mesmo tempo.

No início, ele parece só mais um cara desesperado para ganhar dinheiro e ser reconhecido, mas, a cada cena, Lou deixa mais transparente sua falta de caráter e uma personalidade abominável de quem não mede esforços para conseguir o que quer.

‘O Abutre’ revela as facetas de um jornalismo obscuro (e que infelizmente não é só ficção) numa história bem contada, com boas atuações e que quase foi indicada ao Oscar. Uma pena… merecia alguns prêmios (principalmente de melhor ator).

Comentários

comentários

About Juliana Gomes

Leave a Reply

Your email address will not be published.