Home / Curiosidade / Por trás do figurino de Cinderela

Por trás do figurino de Cinderela

Cinderela já é um grande sucesso de bilheteria, um dos clássicos da Disney ganhou versão live action que fez muito adulto voltar a ser criança e sair arrepiado da sala de cinema, se você ainda não viu a opinião do Blackcine a respeito, então não perde tempo e dá só uma olhada aqui.

Como dito no texto, um dos elementos que mais chama a atenção e encanta o espectador é o figurino, não só porque o tal sapatinho de cristal é o símbolo da trama, mas por todo cuidado que existe com os detalhes.

Em primeiro lugar, antes de falar sobre a caracterização dos personagens por meio do figurino vale lembrar quem dá vida a tudo isso, Sandy Powell, a figurinista nomeada dez vezes e vencedora de 3 Oscars (A Jovem Rainha Vitória, O Aviador e Shakespeare Apaixonado) ficou responsável não só por dar vida a um dos vestidos mais amados dos contos de fadas, mas de entrosar “ator X personagem”.  E o fez com maestria, não é a toa que as peças usadas no filme ganharam uma exposição especial em Londres.

Talvez por se tratar de uma “fantasia” o figurino não fique restrito apenas ao século XIX, é possível identificar muita influência das décadas de 40 e 50 nas peças, talvez uma homenagem ao filme que deu origem a toda história, lançado bem no início da década de 50.

Em entrevista a Vogue Uk Sandy afirmou: “Vestir vilão é muito mais divertido! As mocinhas e mocinhos são sempre mais difíceis”. E fica clara a liberdade de criação da figurinista sobre a madrasta, a personagem com a personalidade mais marcante da trama tem um guarda roupa de causar inveja! Um glamour obscuro e dramático domina os looks de Cate Blanchett que troca de roupa quase que a cada cena, além da incrível interpretação da atriz, toda vez que Cate aparece na telona, os olhos são direcionados aos belos vestidos, joias e penteados impecáveis da personagem.

catke bluchett figurino

As irmãs são a parte “cômica” da história, assim como no filme original aparecem sempre com as mesmas roupas em cores diferentes, a caracterização das duas é exagerada e sem noção, se até aqui os elementos de outras décadas apareciam de maneira sutil e sem qualquer incomodo, nas duas os florais são maximizados, as cores são gritantes, a gola Peter Pan tão usada na década de 50 fica totalmente deslocada em vestidos bufantes, nada faz muito sentido, ressaltando o tom de comédia da dupla.

irmas figurino cinderla

Por fim, antes de contar as curiosidades sobre o figurino da trama, Cinderela passa o filme todo com vestidos simplórios, faz pouquíssimas, aliás, até ouso dizer que na fase adulta e anterior ao baile, nenhuma troca de roupa, ressaltando a humildade e contrapondo todo luxo de sua madrasta e irmãs. Quando finalmente se transforma na princesa encantada rumo ao baile, sua fada madrinha consegue materializar todo o encantamento da história em um vestido (não vou contar, mas é aqui que o comecinho do filme se une ao fim e quem prestar atenção vai se emocionar bastante!) e o inesquecível sapatinho de cristal ganha vida!

cinderla figurino humilde

Agora vamos as curiosidades mais legais sobre o figurino de Cinderela:

– O sapatinho de cristal do filme foi feito pela marca mundialmente conhecida por seus cristais: a Swarovski!

cinderela sapatinha de cristal disney

– O vestido de baile de Cinderela foi feito com mais de 240 metros de tecido e mais de 10.000 cristais Swarovski, tem muitas e muitas anáguas (já imaginou o trabalhão que deu pra descer e subir todas aquelas escadas?)

vestido-cinderela-final

– Foram feitas nove cópias do vestido de Cinderela, só pra garantir que nada daria errado rs.

– O vestido da fada madrinha é totalmente inspirado no século XIX e apesar de não faltar cristais, o tom “encantado” fica por conta de 400 lâmpadas de LED.

fada madrinha figurino helena bohan carter

– O traje justo usado pelo príncipe o colocou numa tremenda “saia justa”, o ator precisou usar trajes íntimos especiais para disfarçar certos, digamos, volumes, já que o filme teria um grande público infantil.

E então? Curtiu? Qual seu look favorito do filme?

Comentários

comentários

About Letícia Loureiro

Apaixonada pela terra da garoa, descobriu ainda cedo que queria fazer moda e correu atrás. aprendeu muito. Resolveu criar um cantinho pra falar de tudo que adora: filmes, fotografia, beleza e moda chamado Na Garupa da Vespa

Leave a Reply

Your email address will not be published.