Home / Bastidores / Os Detalhes De Um Filme – Os Incríveis

Os Detalhes De Um Filme – Os Incríveis

Sempre quando escrevo sobre um filme tento observar os detalhes, aquelas partes menos evidentes que ajudam a montar a história da maneira como o diretor queria. São essas partes que definirão se o filme teve ou não um bom acabamento e, são elas as responsáveis por tornar filmes medianos em algo de destaque.

Resolvi começar com algo bem simples, uma cena que passa despercebida a todos, inclusive por esse que vos escreve, já que peguei a dica do livro “Criatividade S.A” e resolvi dividir aqui no blog. O filme em questão é a animação vencedora do Oscar de 2003, “Os Incríveis” – filme que particularmente vi umas mil vezes quando era mais novo e possivelmente sei todas as falas…

A cena em questão está no minuto 25 do filme, aonde Beto Pera (Senhor Incrível) chega de uma das suas aventuras heróicas clandestinas e é flagrado por sua mulher Helena (Mulher Elástica). Tentarei ir exemplificando com imagens para ficar mais claro).

os incriveis detalhes

O primeiro detalhe a reparar é a diferença de tamanho entre os dois, assim como a câmera em um ângulo que evidencia esse fato.

OK, até aí nada demais, a cena prossegue e Helena então levanta, deixando mais claro a diferença de altura e porte físico dos dois.

os incriveis detalhes 2

Aqui entrará a mágica do detalhe. Por se tratar de uma cena de briga, já que Helena está nervosa com Beto, há um nível de tensão muito grande no ar, até por conta da aparente fragilidade da personagem, isso gerou um desconforto nos diretores da Pixar, ao passo que o diretor Brad Bird não abria mão da cena que julgava, e é, importante para o filme. Depois de muita discussão, Ed Catmull, atual presidente da Pixar Animation, deu a solução de mostrar as forças de Helena, tornando a menos frágil, fazendo com que balanceasse o nível de tensão entre os dois e não passasse a clara sensação de que Beto fosse bater em Helena, algo que seria catastrófico.

Assim surgiu esta cena abaixo. Reparem como Helena usa seus poderes elásticos para ficar maior que Beto, fazendo com que houvesse no subconsciente dos espectadores o tão almejado equilíbrio.

cenas os incriveis detalhes

A partir disso a cena foi aceita e pode integrar o filme. Mostrando que, cada detalhe, por menor que seja, é importante.

Comentários

comentários

About Celso Bove

Celso Bove Publicitário, Webdesigner, Blogueiro, fotógrafo, amante de todos os tipo de arte, em especial cinema. Fundador do Blackcine.

One comment

  1. Great site. Cheers for posting

Leave a Reply

Your email address will not be published.