Home / Curiosidade / Destino – O Curta de Salvador Dali e Walt Disney

Destino – O Curta de Salvador Dali e Walt Disney

Ontem, ao visitar a exposição “Salvador Dali” no Instituto Tomie Ohtake, além de observar rascunhos e conhecer um pouco desse excêntrico artista, me deparei com algo, que de longe, foi o que mais me surpreendeu na exposição. Em 1946, Salvador Dali e Walt Disney se juntaram para iniciar um projeto chamado “Destino”. O nome, segundo o próprio Walt Disney, se deu pelo fato de atribuir ao destino o fato de encontrar o pintor surrealista.

Infelizmente, por conta de falta de recursos ou interesse do projeto, ele foi abandonado, tendo apenas sido feito 17 segundos da obra.

Após 58 anos, o sobrinho de Walt Disney, Roy E. Disney, encontrou o projeto parado nos estúdios da companhia americana e, resolveu continuar a ideia. O resultado foi que em 2003, contendo 6 minutos de exibição e traços característicos de Dali, “Destino” foi lançado e exibido em festivais e prêmios de curta-metragem de cinema.

Sobre o Curta

Juntando todas as partes, a obra é composta por traços e obras de Dali, apresentando uma jovem triste e solitária em meio a um cenário surreal de relógios, conchas, formigas e olhos, além de tudo mais que Dali utilizava em seus quadros. A trilha sonora fica por conta do músico mexicano Armando Dominguez e interpretada pela cantora Dora Luz. Agora, se querem um significado, uma explicação ou uma interpretação para o curta, isso já é impossível, o grande destaque é a livre interpretação para os elementos apresentados na tela, um misto de arte, amor, tristeza, solidão e esperança.

Sem mais, se você, assim como eu não conhecia, ou se conhece e não vê algum tempo, APRECIE.

Comentários

comentários

About Celso Bove

Celso Bove Publicitário, Webdesigner, Blogueiro, fotógrafo, amante de todos os tipo de arte, em especial cinema. Fundador do Blackcine.

Leave a Reply

Your email address will not be published.