Home / Bastidores / Aquecimento para o Oscar: Roteiro Original

Aquecimento para o Oscar: Roteiro Original

Nada mais cinematográfico que o roteiro, ainda mais quando ele entra na categoria “Original”. Poucos sabem que essa categoria exige que o filme nunca tenha sido publicado, ou seja, ele não pode ser baseado em um livro ou em qualquer outra fonte.

Ao observar os últimos vencedores, fica mais fácil entender as características que a Academia aprecia para eleger o vencedor do prêmio, por ordem temos:

– Her (ela)

– Django

– Meia Noite em Paris

– O Discurso de Rei

– Guerra ao Terror

Todas essas histórias foram compostas originalmente para o cinema, sendo escritas muitas vezes pelos diretores, caso de “Her”, “Django”e “Meia Noite em Paris”, ou então por roteiristas especialistas em criar histórias direto para as telas.

Esse ano os indicados são:

– Birdman (Armando Bo, Alexander Dinelaris Jr., Nicolás Giacobone e Alejandro González Iñárritu)

– Boyhood (Richard Linklater)

– O Grande Hotel Budapeste (Wes Anderson e Hugo Guinness)

– Foxcatcher (Dan Futterman e E. Max Frye)

– O Abutre (Dan Gilroy)

Todos esses filmes apresentam histórias que prendem o espectador e acima de tudo tem algo que chama à atenção. “Birdman” e “O Abutre” brincam com as críticas, escancarando algumas das nossas principais características de ser humano. “O Grande Hotel Budapeste” conta, de maneira linda, a história de dois personagens marcantes dentro de um Hotel, isso em plena guerra. “Foxcatcher” trás o lado dos esportes, além de tudo que envolve esse mundo. E, por fim, “Boyhood”, que pra mim deve vencer o prêmio pela simples razão de que o roteiro é extremamente ousado e inovador, algo que nunca mais existirá. Não teremos outros filmes que levem mais de 12 anos para ser feitos de maneira programada, algo que, no mínimo, merece um prêmio.

Comentários

comentários

About Celso Bove

Celso Bove Publicitário, Webdesigner, Blogueiro, fotógrafo, amante de todos os tipo de arte, em especial cinema. Fundador do Blackcine.

Leave a Reply

Your email address will not be published.