Home / Curiosidade / A Importância do Storytelling

A Importância do Storytelling

Storytelling é uma palavra em inglês, que está relacionada com uma narrativa e significa a capacidade de contar histórias relevantes.

Há tempos venho observando e estudando o que cativa as pessoas, de que forma elas se emocionam e como a emoção as atinge, seja em algo para o cinema ou no meu outro mundo, a publicidade. Confesso que é bem difícil chegar a uma conclusão exata e precisa, pois os humanos são diferentes demais para se chegar em uma conclusão única e definitiva.

Mas, há uma resposta que se aproxima da resolução desse problema, algo que satisfaz as necessidades de roteiristas de cinema e também de campanhas publicitárias. Estou falando do STORYTELLING.

Desde de quando assiste a essa palestra de Andrew Stanton (vídeo acima) tenho mergulhado e me interessado por esse tema. Esse cara é simplesmente o responsável por escrever os 3 “Toy Story” e dirigir/escrever o que pra mim é o melhor filme da Pixar,”WALL-E”, além de um amante efusivo da arte de contar histórias.

Tá, então que diabos tem isso de tão importante?

Minha resposta é única: sem isso nada mais importa! A capacidade de saber contar uma história define se algo será aceito ou não aceito, a forma como se conta uma história define o público que você quer atingir. É no ato de contar uma história que você consegue o principal item, pelo menos o principal encontrado, para cativar as pessoas, a emoção!

É a emoção que vai fazer você optar por um filme ao invés de outro, também é ela a responsável por você ver um vídeo de mais de 30 segundos no youtube ou outro entretenimento qualquer. Esse sentimento nobre que nos transporta de um lugar comum para a terra das promessas. Esse lugar que no fundo todos acreditamos e somos levados quando nos emocionamos, mas que também nos ferimos quando somos enganados. E aqui entra uma outra parte super importante do Storytelling, cumprir com a sua promessa.

i promise

Após atrair a atenção e ter o olhar do seu espectador para seu filme, série, livro, história ou seja lá o que estiver fazendo, é importantíssimo cumprir com que se propôs, trabalhando em cima do que usou para emocionar, mas também de algo que faça aquela pessoa se sentir satisfeita em trocar seu tempo, o qual poderia estar fazendo qualquer outra coisa, para continuar vendo seu trabalho. E pra isso não se pode mentir, usar de artifícios pobres e fracos, é necessário algo grande e importante, é aqui que se concentra o momento em que as pessoas vão se engajar e entrar no contexto que você criou e não as decepcionou.

Para isso é importante saber conduzir seu projeto, saber o começo, meio e fim, pois só assim você pode provocar as pessoas na hora certa, dar pra elas pequenas pistas do que encontrarão no final e, depois de tudo isso, tê-las satisfeitas com um final que elas, e também você, aprecie. Um bom trabalho passa pelo momento em que você conseguiu se realizar ao fazer algo, sentindo aquela emoção da finalização, mas também deve se somar ao momento em que também teve a capacidade de apresentar a emoção que sentiu para um terceiro, pois aí sim você tem um bom Storytelling!

Comentários

comentários

About Celso Bove

Celso Bove Publicitário, Webdesigner, Blogueiro, fotógrafo, amante de todos os tipo de arte, em especial cinema. Fundador do Blackcine.

Leave a Reply

Your email address will not be published.